Brasília – O Partido dos Trabalhadores (PT) divulgou neste domingo (31) uma nota assinada pelo senador Humberto Costa (PT-PE) condenando a nova movimentação militar dos Estados Unidos no sul do Caribe e afirmando que o partido “não aceita ameaças nem atos violentos contra a Venezuela”.
O posicionamento foi divulgado um dia depois de Washington deslocar mais um navio de guerra para a região. A embarcação, projetada para defesa aérea e equipada com mísseis de longo alcance, cruzou o Canal do Panamá no sábado (30), vinda do Pacífico, elevando para oito o número de navios norte-americanos próximos ao território venezuelano. Um submarino de ataque rápido movido a energia nuclear também integra a frota, que reúne cerca de 4.500 militares.
“Nossa região quer permanecer um exemplo de convivência pacífica e cooperação, baseada no diálogo respeitoso, conforme previsto no direito internacional e na Carta das Nações Unidas”, afirma a nota assinada por Costa, que também é secretário nacional de Relações Internacionais do partido. O texto acrescenta que “ameaças e atos violentos desrespeitam a tradição de soluções pacíficas para os problemas da América do Sul”.
Na sexta-feira (29), o chefe de gabinete do presidente Donald Trump, Stephen Miller, justificou a operação naval alegando que o objetivo é “desmantelar cartéis e facções terroristas estrangeiras no hemisfério sul”.

Imagem: José Flávio Júnior
Além do novo destróier e do submarino nuclear, outras sete embarcações norte-americanas estão posicionadas no mar do sul do Caribe, aumentando a pressão sobre o governo de Nicolás Maduro.
Com informações de Gazeta do Povo