A demanda dos consumidores brasileiros por crédito aumentou 8,9% em junho de 2025 na comparação com o mesmo mês do ano anterior, de acordo com levantamento da Serasa Experian.
O avanço foi mais acentuado entre pessoas de menor renda. Entre os que ganham até um salário mínimo, a alta chegou a 12,3%. No grupo com rendimentos entre um e dois salários mínimos, o crescimento alcançou 14%.
Especialistas citados pelo estudo apontam que, apesar da recente desaceleração no preço dos alimentos, gastos essenciais como energia elétrica e água continuam elevando o custo de vida, o que estimula a busca por crédito tanto para complementar o orçamento quanto para renegociar dívidas. O país soma atualmente 77,9 milhões de inadimplentes, número recorde.
Alta alcança renda mais elevada
A procura por crédito também avançou entre consumidores com salários superiores a dez mínimos, indicando uso do recurso para readequação financeira ou antecipação de compras.

Imagem: Folha do Bico
Análise regional
Quase todas as unidades da federação registraram crescimento na demanda em junho. A única exceção foi Goiás, onde houve queda de 3,2%.
Com informações de Folha do Bico