Home / Pelo Mundo / Presidente do Conselho de Ética descarta quebra de decoro em denúncias contra Eduardo Bolsonaro

Presidente do Conselho de Ética descarta quebra de decoro em denúncias contra Eduardo Bolsonaro

Spread the love

O presidente do Conselho de Ética da Câmara dos Deputados, Fábio Schiochet (União-SC), afirmou neste domingo (24) que não enxerga violação de decoro parlamentar nas ações do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP) durante viagem aos Estados Unidos.

Em entrevista à CNN Brasil, Schiochet comentou as quatro representações apresentadas contra o parlamentar, que o acusam de fazer lobby na Casa Branca para pressionar o então governo de Donald Trump a adotar sanções comerciais de 50% sobre produtos brasileiros e contra ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). “Essas tarifas decorrem de uma política externa equivocada do Brasil, não da atuação do deputado”, declarou o catarinense ao jornal O Correio do Povo.

PT e PSOL pedem cassação

As representações protocoladas incluem três pedidos do PT e um do PSOL. Os partidos solicitam investigação e cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro por suposta quebra de decoro e acusação de traição à pátria.

Schiochet, contudo, ressaltou que não houve agressão verbal nem benefício econômico ligado ao mandato que justifique a perda de cargo. Segundo ele, o deputado só poderia ser cassado por ausência reiterada em plenário: “Se não comparecer às sessões, pode perder o mandato por faltas, não pelos fatos alegados”, disse.

Volume de processos aumenta

O presidente do colegiado informou ainda que, a partir de 2 de setembro, o Conselho analisará 20 representações contra 11 deputados, encaminhadas pelo presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), em 15 de agosto. Schiochet garantiu que nenhum pedido ficará engavetado. “Vamos avaliar tudo com responsabilidade”, afirmou, lembrando que anos pré-eleitorais costumam registrar crescimento no número de denúncias e pedindo cautela para evitar a “banalização” dos pedidos de cassação.

Não há, até o momento, definição de relator para os processos envolvendo Eduardo Bolsonaro.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *