Brasília (DF) – O presidente da Associação Tocantinense de Municípios (ATM) e prefeito de Cristalândia, Big Jow, e o presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Araguaia e prefeito de Araguacema, Marquinho, declararam nesta terça-feira (9) que a viagem à capital federal tem como único objetivo defender pautas municipalistas.
Os gestores participam da Mobilização Municipalista promovida pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), marcada para os dias 9 e 10 de julho, que reúne administradores de todo o país. Segundo eles, a presença em Brasília não envolve articulações partidárias nem debates sobre as Eleições Gerais de 2026.
A manifestação dos prefeitos foi uma resposta a nota do jornalista Cleber Toledo que associou o deslocamento da dupla à possível aliança entre os senadores Eduardo Gomes (PL), Dorinha Seabra (União Brasil) e o deputado federal Carlos Gaguim (União Brasil).
Entre os temas levados à CNM, os chefes municipais destacam:
- PEC 22/2022 – proposta que cria repasse adicional de 1,5% do Fundo de Participação dos Municípios (FPM) no mês de março;
- pontos da Reforma Tributária ainda pendentes de votação no Congresso Nacional;
- promulgação da PEC 66/2023.
Big Jow e Marquinho reforçaram que não constam na agenda compromissos relacionados a alianças partidárias ou projetos eleitorais. “Estamos aqui para tratar, exclusivamente, de interesses dos municípios”, afirmaram em nota conjunta.

Imagem: Atitude Tocantins
A Mobilização Municipalista segue até quarta-feira (10), com encontros entre prefeitos, parlamentares e representantes do Executivo federal.
Com informações de Atitude TO