','

'); } ?>

PP cogita lançar candidato ao governo de São Paulo e pressiona Tarcísio por apoio em 2026

Publicidade

O diretório paulista do Partido Progressistas (PP) passou a admitir publicamente, neste fim de dezembro, a possibilidade de concorrer com chapa própria ao Palácio dos Bandeirantes em 2026. A legenda avalia o movimento como forma de pressionar o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) por apoio às pretensões eleitorais do PP no estado.

Em nota divulgada no sábado, 27 de dezembro de 2025, o partido relatou “crescente descontentamento” de seus 54 prefeitos em São Paulo com a gestão estadual. Entre as queixas estão dificuldades de comunicação, falta de atenção a demandas regionais e distanciamento entre o governo e a direção progressista em níveis estadual e nacional.

Publicidade

A tensão aumentou após o PP cobrar empenho de Tarcísio na candidatura ao Senado do deputado Guilherme Derrite (PP-SP). Derrite deixou a Secretaria de Segurança Pública em novembro para retomar o mandato na Câmara e se dedicar à disputa de 2026. Ex-filado ao PL, ele migrou para o Progressistas neste ano e atua como relator da PEC da Segurança Pública.

Diante da possibilidade de não contar com o suporte do Palácio dos Bandeirantes, dirigentes do partido discutem nomes que poderiam disputar o governo paulista. Entre os cotados estão Filipe Sabará, ex-secretário nas gestões de João Doria, e o deputado federal Ricardo Salles, hoje no partido Novo.

Internamente, líderes progressistas afirmam que a pré-candidatura de Flávio Bolsonaro (PL-RJ) à Presidência reforça a necessidade de um governador em São Paulo alinhado ao projeto nacional do PP. A sigla avalia que tal sintonia facilitaria a montagem de chapas proporcionais para as bancadas estadual e federal no maior colégio eleitoral do país.

Tarcísio de Freitas já declarou intenção de concorrer à reeleição e, ao mesmo tempo, monitora o quadro da eleição presidencial de 2026.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *