Estreito (MA) / Aguiarnópolis (TO) – A nova ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira, sobre o rio Tocantins, foi entregue nesta segunda-feira, 22 de dezembro de 2025, devolvendo a conexão da BR-226 entre Maranhão e Tocantins exatamente um ano após o colapso da antiga estrutura.
Em cerimônia realizada no local, o ministro dos Transportes, Renan Filho, destacou o cumprimento do cronograma. “Fizemos o compromisso e entregamos”, afirmou, ao lado do diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), Fabrício Galvão, e de autoridades dos dois estados.
Investimento e características
O Governo Federal destinou R$ 171,97 milhões à obra. A ponte possui 630 metros de extensão, 19 metros de largura e vão livre de 154 metros. São duas faixas de rolamento de 3,6 metros cada, dois acostamentos de 3 metros, barreiras de proteção tipo New Jersey, passeios para pedestres e guarda-corpo nas extremidades.
Obra em tempo recorde
Mais de 500 profissionais trabalharam dia e noite, em dois turnos, para concluir a construção em 12 meses. O DNIT adotou o método de balanço sucessivo, que permite a execução de segmentos sucessivos a partir de pilares centrais, agilizando o processo. No total, foram erguidas 26 fundações e pilares, instaladas 2.088 pré-lajes e 45 vigas pré-moldadas.
Medidas emergenciais
A antiga ponte colapsou em 22 de dezembro de 2024. No dia seguinte, o DNIT declarou situação de emergência e, em 31 de dezembro, contratou a empresa responsável pelos projetos e pela construção da nova estrutura. Durante as obras, quatro balsas – duas para carros de passeio e duas para veículos de grande porte – asseguraram travessia gratuita 24 horas por dia.
Imagem: Atitude Tocantins
Rodovias recuperadas
Para minimizar impactos na mobilidade, o DNIT restaurou 392,9 km de rodovias estaduais no Tocantins (TO-126, TO-134, TO-222, TO-201, TO-210, TO-415, TO-404 e TO-010, além de travessias urbanas) e 21 km de vias no Maranhão, próximas à BR-010, entre Estreito e Imperatriz.
Importância estratégica
A BR-226 soma 1.763,92 km, ligando Natal (RN) a Wanderlândia (TO) e é uma das principais rotas entre as regiões Norte e Nordeste. A restauração do tráfego entre Estreito e Aguiarnópolis deve impulsionar a economia local, facilitar o escoamento de produção e melhorar a qualidade de vida dos moradores.
Com informações de Atitude TO

