A Polícia Militar do Tocantins (PMTO) oficializou, na manhã desta terça-feira, 6, a mudança de comando do Comando de Policiamento da Capital (CPC). A cerimônia ocorreu no Quartel do Comando-Geral, em Palmas, e marcou a transmissão da função da Coronel QOPM Lourdes Cristina Coelho Rodrigues para o Tenente-Coronel QOPM Valdeonne Dias da Silva.
Considerada uma das estruturas mais estratégicas da corporação, o CPC coordena as atividades do 1º, 6º e 13º Batalhões da PM, todos sediados na capital, além da 1ª Companhia Independente da PM, no distrito de Luzimangues.
Novo comandante
Valdeonne Dias da Silva é bacharel em Direito pela Universidade Federal do Tocantins (UFT) e em Segurança Pública pela Academia de Polícia Militar Tiradentes. Possui pós-graduação em Ciências Criminais e especialização em Gestão Estratégica e Altos Estudos em Ciências Policiais pela Universidade Estadual do Tocantins (Unitins).
Entre as principais experiências na carreira, o oficial conquistou o primeiro lugar no Curso de Rondas Ostensivas Táticas Metropolitanas (ROTAM), comandou o 9º Batalhão em Araguatins e o 2º Batalhão em Araguaína, além de ter atuado como ajudante de ordens de ex-governadores, entre eles José Wilson Siqueira Campos. Também exerceu o cargo de superintendente do Programa Pioneiros Mirins.
Destino da antecessora
Após resultados considerados positivos à frente do CPC, a Coronel Cristina passa a chefiar a Diretoria de Ensino, Instrução e Pesquisa (DEIP), área responsável pela formação e capacitação dos policiais militares.
Autoridades presentes
O Comandante-Geral da PMTO, Coronel QOPM Márcio Antônio Barbosa de Mendonça, destacou que a alternância de comando reforça a gestão da corporação e a segurança da população. A solenidade contou ainda com a presença do Chefe do Estado-Maior, Coronel Cláudio Thomaz, do Subchefe do Estado-Maior, Coronel Melo, além de diversas autoridades civis e militares.
Com informações de Polícia Militar do Tocantins

