Home / Pelo Mundo / Polícia Civil desarticula aplicativo de mototáxi controlado pelo Comando Vermelho no Rio

Polícia Civil desarticula aplicativo de mototáxi controlado pelo Comando Vermelho no Rio

Spread the love

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou nesta sexta-feira, 8, a Operação Rota das Sombras, focada em desmantelar um serviço clandestino de mototáxi administrado pelo Comando Vermelho na comunidade da Vila Kennedy, Zona Oeste da capital.

De acordo com as investigações, a facção obrigou cerca de 300 mototaxistas a instalar e operar um aplicativo criado pela organização, garantindo o monopólio do transporte local e financiando as atividades do tráfico de drogas.

A plataforma operava com aparência legal, semelhante a aplicativos populares de mobilidade urbana, mas era totalmente controlada por integrantes da quadrilha. A polícia calcula que o sistema movimentava até R$ 1 milhão por mês, valor destinado ao chefe do tráfico da região. Empresas de fachada mascaravam as transações financeiras para aparentar legalidade.

O esquema era dividido em dois núcleos. O primeiro se encarregava de coagir e fiscalizar os mototaxistas, além de impedir a atuação de plataformas reconhecidas, como Uber e 99. O segundo núcleo administrava a arrecadação e fazia os repasses ao comando da facção.

Durante a operação, foram cumpridos sete mandados de prisão temporária e 12 de busca e apreensão em endereços na Zona Oeste, em Niterói e no interior do Estado. Quatro pessoas foram presas.

As diligências contaram com o apoio da Coordenadoria de Recursos Especiais (Core), do Departamento-Geral de Polícia Especializada (DGPE), do Departamento-Geral de Polícia da Baixada (DGPB) e do Departamento-Geral de Polícia do Interior (DGPI).

Segundo a corporação, o objetivo foi desmontar a estrutura logística e financeira que explorava economicamente os mototaxistas e consolidava o controle territorial do Comando Vermelho na Vila Kennedy, bairro com cerca de 20 mil habitantes.

Com informações de Revista Oeste

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *