Uma operação da Polícia Civil do Rio de Janeiro (PCERJ) prendeu, na sexta-feira (20/1), quatro integrantes de um esquema que distribuía medicamentos importados clandestinamente do Paraguai, usados principalmente para emagrecimento. A carga apreendida foi estimada em cerca de R$ 100 mil.
De acordo com os investigadores, o grupo anunciava substâncias como tirzepatida e outros fármacos de uso controlado em um aplicativo de mensagens. As vendas eram acertadas pela plataforma, com pagamento por transferência eletrônica e entrega direta aos compradores, sem qualquer registro ou autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
Os mandados foram cumpridos nos bairros de Bangu e Padre Miguel, na zona oeste da capital, e nos municípios de Mesquita e Belford Roxo, na Baixada Fluminense. Entre os detidos estão dois profissionais da área da saúde, inclusive uma enfermeira.
Além dos remédios, a polícia recolheu telefones celulares que serão periciados. Uma análise inicial dos aparelhos indica a participação de fornecedores e de responsáveis pela introdução dos produtos no país.
Os suspeitos foram levados à delegacia e vão responder por associação criminosa, comercialização de produto terapêutico sem registro sanitário e importação e venda de mercadoria proibida. As investigações prosseguem para localizar outros envolvidos e possíveis ramificações do esquema.
Com informações de Metrópoles

