A Polícia Federal realizou nesta quinta-feira, 28 de agosto de 2025, a Operação Domus Magna, que tem como alvo um grupo acusado de fraudar licitações e desviar verbas públicas no município de Angico, região do Bico do Papagaio. As investigações apontam prejuízo superior a R$ 5 milhões aos cofres municipais.
Mandados cumpridos em quatro cidades
Foram executados 19 mandados de busca e apreensão em Angico, Tocantinópolis, Araguaína e Ananás. As ordens judiciais foram expedidas pela 2ª Vara Criminal da Justiça Federal em Araguaína.
Servidora e familiares entre os investigados
De acordo com o inquérito, uma servidora da prefeitura de Angico e seus familiares teriam utilizado empresas próprias para receber contratos públicos e, em seguida, desviar parte dos recursos. O esquema contava ainda com laranjas, que recebiam os valores e repassavam a maior parcela aos integrantes do núcleo criminoso, ficando com uma pequena remuneração.
Crimes e penas
Os envolvidos podem responder pelos crimes de fraude à licitação, peculato, lavagem de dinheiro e associação criminosa. Somadas, as penas podem chegar a 12 anos de prisão.

Imagem: Folha do Bico
O nome da operação, Domus Magna — “Casa Grande”, em latim — faz referência ao envolvimento de diversos membros da mesma família nas irregularidades investigadas.
Com informações de Folha do Bico