A Fundação Escola de Saúde Pública de Palmas (Fesp) e a Secretaria Municipal da Saúde (Semus) reuniram-se na tarde de segunda-feira, 4 de agosto, para apresentar a proposta do Programa de Residência Multiprofissional em Saúde da Mulher. O encontro ocorreu na sala Ciclos de Vida, na capital tocantinense.
O programa pretende capacitar profissionais com competências éticas, técnicas e interprofissionais para atuar de forma integral e humanizada no cuidado às mulheres em todas as etapas da vida. A iniciativa também busca reforçar a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Pnaism) e, consequentemente, contribuir para o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).
Durante a reunião, o presidente da Fesp, André Cavalari, afirmou que a proposta é desenvolvida de maneira participativa, alinhando as demandas da Fesp e da Semus, com foco na melhoria da assistência e na formação qualificada dos residentes.
Para a coordenadora pedagógica do Plano Municipal de Educação Permanente em Saúde da Fesp, Karolyne Botelho, o encontro representou um passo estratégico na construção coletiva do programa, ao promover integração entre ensino, serviço e gestão para oferecer cuidado integral às mulheres.

Imagem: palmas.to.gov.br
O trabalho agora segue com a elaboração detalhada do projeto pedagógico e a definição dos campos de prática que receberão os residentes.
Com informações de Prefeitura Municipal de Palmas – TO