Home / Pelo Mundo / Otto Alencar admite que sabatina de Jorge Messias pode ser adiada por falta de mensagem oficial

Otto Alencar admite que sabatina de Jorge Messias pode ser adiada por falta de mensagem oficial

Publicidade
Spread the love

Brasília — O presidente da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado, Otto Alencar (PSD-BA), informou nesta quarta-feira, 25 de novembro, que a sabatina do advogado-geral da União, Jorge Messias, prevista para o próximo dia 10, pode não ocorrer na data marcada. O motivo é a ausência da mensagem presidencial que formaliza a indicação de Messias ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Apesar de o nome do indicado já ter sido publicado no Diário Oficial da União (DOU), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ainda precisa enviar o ofício ao Congresso para que o processo avance. “Foi publicado no Diário Oficial, mas o presidente da República assina e manda para cá. Então, o que nós dissemos ontem não vai ter valor, porque não tem como aprovar a indicação”, afirmou Alencar.

Publicidade

Sabatina marcada sem o documento

A data de 10 de dezembro foi anunciada na terça-feira (25) pelo presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP). Nos bastidores, a decisão foi interpretada como reação ao fato de Lula ter preterido o senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), preferido de Alcolumbre, para a vaga no STF.

Peregrinação de Messias no Senado

Enquanto aguarda o envio da mensagem oficial, Jorge Messias iniciou nesta semana uma série de visitas a parlamentares, prática conhecida como “beija-mão”. Até agora, conversou com Lucas Barreto (PSD-AP), Sérgio Petecão (PSD-AC), Eliziane Gama (PSD-MA), Eduardo Braga (MDB-AM), Confúcio Moura (MDB-RO) e com o próprio Otto Alencar.

Questionado sobre um encontro com Alcolumbre, o indicado respondeu: “Gosto muito do presidente Alcolumbre, estou tentando falar com ele; no momento certo ele vai me atender”.

Sem a mensagem presidencial, a CCJ não tem base regimental para votar o relatório sobre a indicação, o que torna incerto o cumprimento do calendário divulgado.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *