Home / Notícias / Oposição passa a noite nas mesas da Câmara e do Senado e cobra reunião com Motta e Alcolumbre

Oposição passa a noite nas mesas da Câmara e do Senado e cobra reunião com Motta e Alcolumbre

Spread the love

Deputados e senadores de partidos de oposição permaneceram de plantão nas mesas diretoras da Câmara dos Deputados e do Senado Federal desde a tarde de terça-feira (5) até a manhã desta quarta (6), em Brasília. O grupo exige encontros com os presidentes das duas Casas, Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União-AP), para discutir a pauta de votações e a tramitação de pedidos contra o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

A mobilização começou no mesmo dia em que o Congresso retomou as sessões após o recesso de meio de ano. O estopim foi a prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), determinada por Moraes na noite de segunda-feira (4) por suposto descumprimento de medidas cautelares.

Reivindicações

Os parlamentares querem que Motta coloque em votação um projeto de lei que concede anistia ampla, geral e irrestrita aos envolvidos nos atos de 8 de janeiro de 2023. No Senado, pressionam Alcolumbre a permitir o avanço de um pedido de impeachment contra Moraes, protocolado pelo senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ).

Flávio afirma não conseguir contato com o presidente do Senado. “Sequer o telefone ele está atendendo, e eu jamais esperava isso dele”, declarou o senador durante ato na rampa do Congresso, na terça-feira.

Agenda desta quarta-feira

Motta e Alcolumbre indicaram que receberão representantes da oposição na manhã desta quarta (6). As reuniões estão previstas para 11h, segundo informações divulgadas pelos próprios parlamentares.

Em nota, Hugo Motta declarou que “o legítimo direito de defesa tem que ser respeitado, mas decisão judicial deve ser cumprida”, acrescentando que não cabe ao presidente da Câmara comentar decisões do Judiciário. Já Davi Alcolumbre defendeu o retorno imediato dos trabalhos legislativos “com respeito, civilidade e diálogo”.

Oposição passa a noite nas mesas da Câmara e do Senado e cobra reunião com Motta e Alcolumbre - Imagem do artigo original

Imagem: Ana Carolina Curvello via gazetadopovo.com.br

Pacote de propostas

Durante o protesto, deputados e senadores apresentaram um “pacote da paz” composto por três medidas: votação da anistia, abertura do processo de impeachment de Moraes e fim do foro privilegiado, o que transferiria eventuais julgamentos de Bolsonaro ao primeiro grau da Justiça.

A ocupação deve continuar até que os presidentes das Casas recebam oficialmente a comitiva de oposicionistas e definam os próximos passos da pauta.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *