','

'); } ?>

Oito pratos fictícios que marcaram filmes, séries e desenhos animados

Publicidade

Comidas inventadas para o cinema, a televisão e a animação costumam ultrapassar a tela e despertar a curiosidade do público. A lista a seguir reúne oito pratos que se tornaram símbolos culturais graças a cenas memoráveis ou à repetição em seus respectivos universos.

Creme Gostoso – Teletubbies

O purê rosado preparado por Tinky-Winky, Dipsy, Laa-Laa e Po é apresentado por meio de uma máquina incomum no programa infantil exibido originalmente pela BBC Two. Millennials que acompanharam a atração sonhavam em provar a sobremesa, disponível hoje na plataforma Netflix.

Publicidade

Hambúrguer de Siri – Bob Esponja

Principal item do cardápio do Siri Cascudo, o sanduíche é preparado por Bob Esponja e protegido por uma receita secreta que Plankton tenta roubar na animação da Nickelodeon. Os episódios podem ser vistos na Netflix e no Paramount+.

Torta de manteiga escocesa – O Novo Pica-Pau

Entre 1999 e 2002, a série The New Woody Woodpecker Show apresentou a sobremesa favorita do pássaro, despertando interesse de fãs que hoje buscam receitas na internet.

Confit Byaldi (Ratatouille) – Ratatouille (2007)

No longa da Pixar, o rato Remy reinventa o tradicional ratatouille servindo uma variação conhecida como Confit Byaldi. O prato emociona o crítico gastronômico Anton Ego e pode ser revisto no Disney+.

Lasanha – Garfield: A Tail of Two Kitties (2006)

Desde as tirinhas criadas em 1978, o gato laranja de Jim Davis é retratado como consumidor compulsivo de lasanha. A associação aparece nas séries animadas e no filme de 2006, disponível na Disney+ e na Netflix.

Bolo de chocolate – Matilda (1996)

Na adaptação do livro de Roald Dahl, a diretora Agatha Trunchbull obriga um aluno a comer sozinho um enorme bolo de chocolate, cena que popularizou a sobremesa. O filme pode ser visto no HBO Max e no Amazon Prime Video.

Oito pratos fictícios que marcaram filmes, séries e desenhos animados - Imagem do artigo original

Imagem: BBC Two Netflix divulgação

Rãs de chocolate – Harry Potter e a Pedra Filosofal (2001)

As rãs de chocolate vendidas no universo bruxo acompanham cartas colecionáveis de feiticeiros famosos. A primeira aparição ocorreu no longa de 2001, disponível no HBO Max.

Biscoitos Scooby – Scooby-Doo! and Krypto, Too! (2023)

Os petiscos que motivam Scooby-Doo e Salsicha a enfrentar seus medos também aparecem na animação lançada em 2023. Nos desenhos, o restante da equipe usa os biscoitos como moeda de troca com a dupla. O título está no catálogo do HBO Max.

Os oito pratos acima exemplificam como elementos gastronômicos fictícios ajudam a construir o imaginário em torno de personagens e histórias, muitas vezes inspirando recriações na vida real.

Com informações de Olhar Digital

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *