Netuno encerrará o seu aparente movimento retrógrado às 9h13 (horário de Brasília) desta quarta-feira, 10. A partir desse momento, o planeta mais distante do Sistema Solar volta a deslocar-se visualmente para leste no céu noturno, completando o laço que iniciou em 4 de julho.
Para os astrônomos, o fenômeno é chamado de “laço retrógrado”. Ele ocorre porque, ao ultrapassar planetas com órbitas externas — como Marte, Júpiter, Saturno, Urano e o próprio Netuno —, a Terra muda a perspectiva de observação e faz com que esses corpos pareçam inverter a direção temporariamente.
O guia de observação In-The-Sky.org explica que a inversão acontece alguns meses depois da oposição, quando o planeta em questão está do lado oposto ao Sol em relação à Terra. No caso de Netuno, o ponto de inflexão deste ano coincide com a manhã de quarta-feira.
Marcelo Zurita, presidente da Associação Paraibana de Astronomia (APA) e colaborador do Olhar Digital, lembra que o efeito é puramente visual. “Como a Terra percorre uma órbita interna e mais rápida, ultrapassa Netuno aproximadamente a cada 12 meses. Durante esse período, o gigante gelado parece se mover para oeste por alguns dias”, ressalta. Quanto maior a distância do planeta ao Sol, mais longo tende a ser o intervalo em que ele aparenta caminhar ao contrário.
Exploração do planeta
Até hoje, apenas a sonda Voyager 2 passou por Netuno, em agosto de 1989, sem entrar em órbita. Trinta e seis anos depois, a nave da NASA encontra-se a mais de 20 bilhões de quilômetros da Terra.
Imagem: NASA APOD
A China pretende ser a próxima nação a visitar o último planeta do Sistema Solar. Artigo publicado no Chinese Journal of Aeronautics descreve uma missão que levaria cerca de 15 anos até Netuno, com inserção orbital e manobras gravitacionais em Tritão — uma das 16 luas conhecidas do planeta — para permitir estudos detalhados.
Com o fim do laço retrógrado, Netuno retoma o deslocamento normal entre as constelações, permanecendo visível para telescópios amadores durante grande parte da noite.
Com informações de Olhar Digital

