Home / Pelo Mundo / Netanyahu cobra Cruz Vermelha por ajuda imediata a reféns israelenses do Hamas

Netanyahu cobra Cruz Vermelha por ajuda imediata a reféns israelenses do Hamas

Spread the love

Jerusalém, 3 de março – O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, exigiu neste domingo que o Comitê Internacional da Cruz Vermelha (CICV) envie, com urgência, alimentos e assistência médica aos israelenses mantidos reféns pelo Hamas na Faixa de Gaza.

De acordo com nota divulgada pelo governo israelense, o pedido foi apresentado durante conversa telefônica de Netanyahu com Julian Larison, chefe da delegação da Cruz Vermelha na região. O premiê destacou a necessidade de suprimentos básicos e de cuidados de saúde imediatos para os sequestrados.

O apelo ocorre no momento em que vídeos recentes voltam a expor a situação dos cativos. No sábado (2), o Hamas divulgou imagens de Evyatar David, 24 anos, capturado no ataque de 7 de outubro de 2023. Nas cenas, o jovem aparece debilitado em um local que parece ser um túnel, enquanto o vídeo intercala fotografias de crianças desnutridas em Gaza e do próprio Netanyahu. A legenda afirma: “Eles comem o que nós comemos”.

A brigada Al Qassam, braço armado do grupo, publicou no Telegram que o “governo de ocupação decidiu matá-los à fome”, atribuindo a responsabilidade sobre a condição dos reféns ao líder israelense.

Na quinta-feira (29/2), a Jihad Islâmica Palestina divulgou gravação semelhante com Rom Braslavski, também de 24 anos. Emocionado, o refém pediu que Israel autorize a entrada de alimentos e de ajuda humanitária no território.

David e Braslavski foram sequestrados durante um festival de música no sul de Israel, alvo do ataque de 7 de outubro que deixou mais de 1,2 mil mortos e 251 pessoas raptadas. Segundo autoridades israelenses, 50 pessoas seguem em poder dos grupos terroristas.

Netanyahu reforçou que a Cruz Vermelha deve atuar “de imediato” para aliviar o sofrimento dos reféns, cuja situação permanece incerta quase cinco meses após o início do conflito.

Com informações de Oeste

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *