O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), defendeu nesta segunda-feira, 20 de outubro de 2025, o aumento da proporção de etanol anidro na gasolina de 30% para 35%.
A declaração foi feita na abertura da 25ª Conferência Internacional sobre Açúcar e Etanol, organizada pela consultoria Datagro, em São Paulo. “Hoje já temos 30% de etanol misturado à gasolina e vamos lutar para chegar a 35%, o que fortalecerá ainda mais a indústria de biocombustíveis do país”, afirmou o parlamentar durante o evento.
Segundo o Ministério de Minas e Energia, a elevação da mistura para 30% — em vigor desde 1º de agosto — gerou possibilidade de queda de até R$ 0,11 por litro no preço da gasolina. A pasta argumenta que o aumento do etanol reduz a dependência do Brasil em relação às oscilações do mercado internacional de petróleo, sobretudo em períodos de tensão no Oriente Médio.
O impulso para ampliar a participação do biocombustível ganhou força após o Conselho Nacional de Política Energética (CNPE) aprovar, em junho, o avanço da mistura obrigatória de etanol na gasolina de 27% para 30%. Na mesma reunião, o colegiado elevou de 14% para 15% o teor de biodiesel no diesel.
Imagem: Lula Marques
Com a nova proposta, Motta pretende levar o debate ao Congresso e ao Executivo para que a mudança seja adotada de forma definitiva.
Com informações de Gazeta do Povo

