Home / Pelo Mundo / Moraes pede que Primeira Turma do STF agende julgamento de acusados pelo caso Marielle Franco

Moraes pede que Primeira Turma do STF agende julgamento de acusados pelo caso Marielle Franco

Publicidade
Spread the love

Brasília — O ministro Alexandre de Moraes solicitou nesta quinta-feira (4) que a Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal marque a data para julgar cinco réus apontados como mandantes, articuladores ou facilitadores do assassinato da vereadora Marielle Franco (PSOL-RJ) e do motorista Anderson Gomes, ocorrido em 14 de março de 2018, no Rio de Janeiro.

A definição do calendário cabe ao presidente do colegiado, ministro Flávio Dino. Como o Poder Judiciário entra em recesso em 19 de dezembro, a expectativa é que o julgamento fique para 2026.

Publicidade

Réus que aguardam julgamento

Chiquinho Brazão, ex-deputado federal, e Domingos Brazão, ex-conselheiro do Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro: apontados como supostos mandantes do crime.

Rivaldo Barbosa, ex-chefe da Polícia Civil fluminense: acusado de planejar o atentado.

Ronald Paulo Alves Pereira, o “Major Ronald”, ex-policial militar: acusado de monitorar a rotina da vereadora e repassar informações para a execução.

Robson Calixto, conhecido como “Peixe”, ex-policial militar e ex-assessor de Domingos Brazão: suspeito de intermediar contatos entre mandantes e executores.

Todos negam participação no crime.

Condenações já proferidas

Em outubro de 2024, o ex-policial militar Ronnie Lessa foi condenado a 78 anos e 9 meses de prisão pelo 4º Tribunal do Júri do Rio de Janeiro, após confessar ter executado Marielle e Anderson. Outro ex-PM, Élcio Queiroz, recebeu pena de 59 anos e 8 meses. Ambos firmaram acordos de delação premiada; Lessa apontou possíveis mandantes e as razões do atentado.

O processo agora depende da definição de data pela Primeira Turma do STF para que os cinco réus sejam julgados.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *