','

'); } ?>

Moraes intima presidente da Unafisco a depor na PF após críticas a operação do STF

Publicidade

Brasília – O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), intimou o presidente da Associação Nacional dos Auditores Fiscais da Receita Federal (Unafisco), Kléber Cabral, a depor na Polícia Federal (PF) nesta sexta-feira, 20 de fevereiro de 2026, às 15h. O interrogatório ocorrerá por videoconferência.

A oitiva integra o inquérito que apura suposto vazamento de dados sigilosos envolvendo ministros da Corte e familiares. Moraes tenta identificar quem teria divulgado informações sobre sua esposa, Viviana Barci de Moraes, e o contrato dela com o Banco Master.

Publicidade

Operação de terça-feira

Na terça-feira, 17 de fevereiro, a PF cumpriu mandados de busca e apreensão contra servidores da Receita Federal e do Serpro. As medidas incluíram uso de tornozeleira eletrônica e afastamento das funções públicas dos investigados.

Declarações de Kleber Cabral

Após a operação, Cabral concedeu entrevistas criticando a decisão do STF. À GloboNews, na quarta-feira, 18, afirmou que o clima jurídico criado torna “menos arriscado fiscalizar integrantes do PCC do que altas autoridades da República”. Ele também classificou as restrições impostas sem processo administrativo prévio ou prova de crime grave como tentativa de “humilhar, constranger e amedrontar” os auditores.

No dia seguinte, 19, em entrevista ao jornal O Globo, o presidente da Unafisco reforçou as críticas, chamando as ordens de Moraes de “desproporcionais” e com caráter “intimidatório”.

O depoimento de Cabral desta sexta-feira acontece dois dias depois dessas declarações públicas.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *