','

'); } ?>

Ministério Público italiano apoia extradição de Carla Zambelli, diz AGU

Publicidade

A Advocacia-Geral da União (AGU) informou nesta quarta-feira, 22 de outubro de 2025, que o Ministério Público da Itália emitiu parecer favorável ao pedido de extradição da deputada federal licenciada Carla Zambelli (PL-SP).

Zambelli foi condenada no Brasil a 10 anos de prisão, multa de R$ 2 milhões e perda do mandato pela invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O hacker Walter Delgatti Neto, apontado como executor do ataque, recebeu pena de 8 anos e 3 meses de reclusão e responsabilidade solidária pelo pagamento da multa.

Publicidade

Após a sentença, a parlamentar viajou primeiro aos Estados Unidos e depois se estabeleceu na Itália, onde possui cidadania. Em 29 de julho, foi presa em território italiano e segue detida cautelarmente por decisão da Corte de Apelação de Roma, que avaliou haver alto risco de fuga.

Segundo a AGU, o parecer do Ministério Público italiano reforça o processo aberto pelo governo brasileiro para trazê-la de volta ao país e cumprir a decisão da Justiça brasileira. O órgão afirmou ainda que permanece atuando no caso para garantir a efetividade da sentença.

A defesa de Carla Zambelli foi procurada, mas não respondeu até a publicação desta matéria. O espaço permanece aberto para manifestação.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *