Levantamento realizado pelo instituto Quaest, a pedido da Genial Investimentos, mostra que 50% dos eleitores desaprovam a gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A pesquisa ouviu 2.004 pessoas entre 6 e 9 de novembro de 2025, em entrevistas presenciais, e tem margem de erro de dois pontos percentuais.
Segundo o estudo, 47% aprovam o governo e 3% não souberam ou preferiram não responder. Em outubro, a aprovação era de 48% e a desaprovação de 49%; em setembro, de 46% e 51%, respectivamente.
Independentes puxam aumento da desaprovação
Entre os entrevistados que se declaram “nem de esquerda, nem de direita”, a desaprovação subiu de 48% em outubro para 52% em novembro. A aprovação nesse grupo recuou de 46% para 43%, enquanto 5% não opinaram.
Operação Contenção influencia percepções
A Quaest também mediu a repercussão da declaração de Lula, que classificou a Operação Contenção, no Rio de Janeiro, como “desastrosa”. Dos consultados, 57% discordam da avaliação presidencial, 38% concordam e 5% não responderam.
Quando questionados diretamente sobre a operação, 67% disseram aprovar a ação policial, 25% desaprovam, 4% não aprovam nem desaprovam e 4% não souberam responder.
Imagem: Andre Borges
Metodologia
O estudo foi aplicado de forma presencial com 2.004 entrevistados em todo o país. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Com informações de Gazeta do Povo

