Uma frente fria que começou a atuar no Sul do Brasil nesta quinta-feira (7) promete espalhar o frio por grande parte do país. Segundo a MetSul Meteorologia, a primeira massa de ar frio forte de agosto deve atingir dez estados, provocar geadas em diversas áreas do Centro-Sul e derrubar as temperaturas nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.
Frio chega primeiro ao Sul
O sistema ingressou pelo oeste e pelo sul do Rio Grande do Sul na quinta-feira. Ao longo da sexta-feira (8), a massa de ar frio avança, cobre todo o Sul e alcança setores de Mato Grosso do Sul e Mato Grosso.
Avanço até o Sudeste e Centro-Oeste
No fim de semana, o ar frio segue em direção ao sul de Goiás e atinge todo o estado de São Paulo, o Rio de Janeiro e partes de Minas Gerais e do Espírito Santo.
Previsão de geada, mas sem neve
Os meteorologistas apontam condições favoráveis à formação de geada em várias localidades, embora não haja previsão de neve para os próximos dias. Na noite de sexta-feira, são esperadas temperaturas negativas nos Campos de Cima da Serra (RS) e no Planalto Sul Catarinense. Em Porto Alegre e Curitiba, as madrugadas devem registrar valores próximos de 0 °C.
Chuva em várias regiões
A frente fria também traz chuva para grande parte do Sul, parte de Mato Grosso do Sul e São Paulo, além do sul de Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Imagem: Carina Furlanetto via olhardigital.com.br
Termômetros despencam, mas sobem na próxima semana
Apesar de forte para agosto, a incursão não deve repetir o frio intenso de junho, quando mínimas de ‑9 °C foram anotadas no Rio Grande do Sul e de ‑10 °C em Santa Catarina. Em São Paulo, a madrugada mais fria está prevista para segunda-feira (11), com mínima de 3 °C. A partir de quarta-feira (13), as temperaturas tendem a subir e podem voltar a rondar os 20 °C em parte do Centro-Sul.
Com informações de Olhar Digital