O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca neste domingo, 21 de setembro, para Nova York acompanhado de, pelo menos, cinco integrantes do primeiro escalão. A comitiva sofreu duas baixas de última hora: os ministros Alexandre Padilha (Saúde) e Fernando Haddad (Fazenda) cancelaram a participação.
Quem integra a delegação
Despacho publicado em edição extra do Diário Oficial da União confirmou a presença dos seguintes ministros:
- Camilo Santana (Educação);
- Marina Silva (Meio Ambiente);
- Márcia Lopes (Mulheres);
- Jader Barbalho (Cidades);
- Sônia Guajajara (Povos Indígenas).
Motivos das desistências
Padilha informou que abriu mão da viagem depois de o governo dos Estados Unidos impor restrições de circulação em Nova York. Apesar da liberação do visto na quinta-feira, 18, ele poderia se deslocar apenas por uma área de cinco quarteirões entre o hotel, a sede da ONU e representações brasileiras. “Inaceitável para o ministro da Saúde do Brasil”, declarou à GloboNews.
Haddad, por sua vez, decidiu permanecer em Brasília para acompanhar a possível votação, na Câmara dos Deputados, do projeto que isenta do Imposto de Renda quem recebe até R$ 5 mil. “Fico no Brasil devido a essa pauta”, explicou o titular da Fazenda.
Primeira-dama já está nos EUA
A socióloga Rosângela da Silva, a Janja, chegou a Nova York na quarta-feira, 17, para compromissos ligados à preparação da COP 30. Em outras ocasiões neste ano, ela também viajou antes da comitiva presidencial para agendas na Rússia e no Japão.
Imagem: Camila Abrão Vinicius Macia
Com as confirmações e desistências, Lula desembarcará nos Estados Unidos com uma equipe ministerial reduzida em comparação a viagens internacionais anteriores.
Com informações de Gazeta do Povo

