Brasília – O ministro das Relações Exteriores, Mauro Vieira, afirmou nesta terça-feira, 23 de setembro de 2025, que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente norte-americano Donald Trump (Partido Republicano) devem conversar por telefone ou videoconferência nos próximos dias.
Em entrevista à CNN dos Estados Unidos, o chanceler disse que o principal tema do contato será a tarifa de 50% imposta pelo governo Trump a produtos brasileiros em julho. Vieira classificou a medida como “ilegal” e “fora da estrutura” da Organização Mundial do Comércio (OMC), mas ressaltou que Brasília está disposta a negociar.
Segundo o ministro, Lula e Trump trocaram algumas palavras rapidamente nos bastidores da Assembleia Geral da ONU, em Nova York, após o discurso de abertura feito pelo presidente brasileiro. “Eles nunca haviam se encontrado pessoalmente. Hoje puderam apertar as mãos e falar por cerca de 15 a 20 segundos”, relatou.
Vieira destacou que uma reunião presencial é improvável devido à “agenda muito cheia” de Lula, mas garantiu que “eles encontrarão uma forma” de conversar. “O Brasil é um país de negociação e estamos sempre prontos para sentar e negociar, mas questões políticas e jurídicas são inegociáveis”, afirmou.
Imagem: Marcelo Camargo
Não há data definida para o contato entre os dois presidentes, mas o chanceler indicou que a conversa deve ocorrer “nos próximos dias”.
Com informações de Gazeta do Povo

