','

'); } ?>

Lula transforma corrida dos 95 anos do MEC em ato com tom eleitoral

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) participou, na manhã deste domingo (28), de uma corrida na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, que celebrou os 95 anos do Ministério da Educação (MEC). Ao longo do evento, o chefe do Executivo adotou discurso marcado por referências à disputa eleitoral de 2026 e críticas ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

Lula percorreu três quilômetros em 35 minutos ao lado da primeira-dama, Rosângela Lula da Silva, a Janja. Após cruzar a linha de chegada, recebeu uma medalha e declarou: “Não tem motociata, não tem pornochanchada, tem caminhada. Caminhada de educadores.” A menção à “motociata” foi associada às mobilizações realizadas por Bolsonaro em seus mandatos.

Publicidade

O presidente dividiu o palco com o ministro da Educação, Camilo Santana, e com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, que chefiou o MEC em 2005. Também acompanharam a cerimônia os ministros Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Alexandre Padilha (Saúde), além de servidores, terceirizados e atletas amadores.

No discurso, Lula direcionou a medalha recebida a professores de todo o país: “Essa medalha é para todos os professores de todos os graus de ensino do Brasil.” Ele ainda apresentou números sobre o setor: “Encontramos esse país com 68% da população com o ensino fundamental mal construído. Nossa evolução é muito grande. Ela não é só na comida, no emprego e no salário, mas também na educação.”

O presidente voltou a falar sobre soberania nacional, tema recorrente em suas declarações a partir de divergências com o governo dos Estados Unidos: “Temos consciência que é através da educação — da creche à universidade, da alfabetização a um curso de engenharia — que a gente vai tornar o Brasil soberano, para nunca mais ninguém dar palpite sobre o Brasil.” A frase foi interpretada como recado ao presidente norte-americano Donald Trump.

Ao se despedir, Lula estendeu a homenagem aos participantes que completaram distâncias maiores: “Essa medalha também é para as pessoas que estão caminhando seis quilômetros, para os que estão correndo 10. Esses, sim, são atletas.”

A atividade esportiva ocorreu em meio ao período que antecede oficialmente a campanha presidencial de 2026, reforçando o tom de pré-campanha adotado pelo presidente em agendas públicas recentes.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *