O presidente Luiz Inácio Lula da Silva reuniu, na manhã de sexta-feira, 5 de setembro de 2025, os comandantes das três Forças Armadas, ex-comandantes de gestões anteriores e integrantes do alto escalão militar para um almoço no Palácio da Alvorada, em Brasília.
Estiveram presentes o ministro da Defesa, José Múcio Monteiro; o comandante do Exército, general Tomás Ribeiro Paiva; o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen; o comandante da Aeronáutica, tenente-brigadeiro Marcelo Damasceno; além dos ex-comandantes que ocuparam os mesmos cargos durante os dois primeiros mandatos de Lula.
A mesa foi ampliada com a participação do ministro do Superior Tribunal Militar, Joseli Parente, e do chefe do Gabinete de Segurança Institucional, general Marcos Antonio Amaro.
Pedido de plano de defesa
Segundo relatos feitos à imprensa, Lula solicitou aos oficiais a elaboração de um plano de defesa de longo prazo para o país. O encontro, descrito como descontraído, teve churrasco de picanha no cardápio.
Julgamento no STF
O encontro ocorreu a dois dias da retomada do julgamento no Supremo Tribunal Federal que analisa a suposta tentativa de golpe de Estado atribuída ao ex-presidente Jair Bolsonaro e a militares da reserva. Entre os réus estão o almirante Almir Garnier e os generais Augusto Heleno, Walter Braga Netto e Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira. A Primeira Turma da Corte iniciou a análise do processo na semana anterior e deve concluir a sentença até sexta-feira, 12 de setembro.

Imagem: Marcelo Camargo
No fim do almoço, Lula posou para foto oficial com os atuais e ex-comandantes e os convidou para acompanhar o desfile de 7 de Setembro, na Esplanada dos Ministérios.
Com informações de Gazeta do Povo