','

'); } ?>

Em Roma, Lula afirma que Carla Zambelli “não merece respeito” de quem defende a democracia

Publicidade

13/10/2025 — Roma (Itália) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta segunda-feira (13) que a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) “não merece respeito de quem ama a democracia”. A afirmação foi feita após o discurso de abertura do Fórum Mundial da Alimentação, promovido pela Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), na capital italiana.

Zambelli está presa na Itália desde o fim de julho, depois que o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), expediu mandado de prisão e solicitou à Interpol a inclusão do nome da parlamentar na difusão vermelha. Ela foi condenada a 10 anos de reclusão por, segundo a decisão, ter articulado invasão aos sistemas do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) em parceria com o hacker Walter Delgatti Neto.

Publicidade

Questionado por jornalistas, Lula disse não ter discutido o caso com autoridades italianas e afirmou que a decisão sobre o futuro da deputada cabe ao Judiciário. “Ela vai pagar pelo erro que cometeu, aqui ou no Brasil. É uma questão da Justiça, não minha”, resumiu.

A parlamentar deixou o Brasil em maio, passando primeiro pelos Estados Unidos antes de se estabelecer na Itália, onde possui cidadania. Em 3 de junho, anunciou publicamente a saída do país; no dia seguinte, a Polícia Federal formalizou o pedido de inclusão na lista de procurados da Interpol, que abrange 196 nações.

Além da pena de prisão, Moraes determinou a cassação do mandato de Zambelli, multa de R$ 2 milhões por danos materiais e morais e inelegibilidade por oito anos. Delgatti Neto foi sentenciado a 8 anos e 3 meses de reclusão e responde solidariamente pela multa. A investigação aponta que a deputada teria usado recursos de seu gabinete para inserir documentos falsos no sistema do Judiciário, ato interpretado como tentativa de constranger ministros do STF. Ela nega envolvimento.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *