O presidente Luiz Inácio Lula da Silva declarou nesta segunda-feira, 24 de novembro de 2025, em Moçambique, que o diesel produzido pela Petrobras com adição de biodiesel é tão puro “que dá até para beber”. A afirmação foi feita durante discurso no país africano, no qual Lula elogiou a qualidade do combustível e disse que pretende levá-lo para testes na Mercedes-Benz, na Alemanha.
“Ela (Petrobras) está agora refinando o biodiesel já com 100% de diesel. Sai um diesel melhor do que qualquer outro, dá até para beber, os carros bebem”, afirmou o presidente.
Lula ressaltou que o Brasil contribui para a redução das emissões de gás carbônico ao exigir a mistura de 15% de biodiesel no óleo diesel comercializado no país e de 30% de etanol na gasolina.
A Petrobras, entretanto, foi alvo de críticas recentemente ao enviar para a COP 30 um lote de diesel S10 com 10% de conteúdo renovável. Entidades do setor consideraram o produto poluente e pouco diferente do diesel comum.
Imagem: Ricardo Stuckert
Não é a primeira vez que o presidente faz brincadeiras sobre a ideia de “beber” combustíveis. Em fevereiro de 2025, durante evento da Petrobras em Angra dos Reis (RJ), Lula afirmou que “não bebe gasolina, mas outro álcool”. Em 2022, em agenda de campanha, prometeu que a gasolina ficaria tão barata que “ninguém mais ia querer beber etanol”. Já em 2009, durante cerimônia do Proálcool, comentou que, se o preço da gasolina subisse demais, o brasileiro “beberia etanol com limão e gelo”.
[Final natural da notícia]
Com informações de Gazeta do Povo







