','

'); } ?>

Lula cumprimenta José Antonio Kast após vitória conservadora no Chile

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) felicitou neste domingo, 14 de dezembro, o chileno José Antonio Kast (Partido Republicano) pela eleição à Presidência do Chile. A mensagem foi publicada na rede social X depois de Kast superar a candidata do Partido Comunista do Chile, Jeannette Jara, no segundo turno.

“Cumprimento José Antonio Kast por sua eleição à Presidência do Chile e o povo chileno pela sua participação em um processo eleitoral democrático, transparente e ordenado”, escreveu Lula. O brasileiro também afirmou que o Palácio do Planalto pretende “seguir trabalhando com o novo governo chileno em favor do fortalecimento das excelentes relações bilaterais, dos sólidos laços econômico-comerciais que unem Brasil e Chile, pela integração regional e a manutenção da América do Sul como zona de paz”.

Publicidade

Kast, de perfil conservador, assumirá o cargo em 2026, sucedendo Gabriel Boric (Frente Ampla), identificado com a esquerda e aliado de Lula em pautas progressistas.

A vitória chilena reforça a recente guinada à direita em parte da América do Sul. Na Argentina, o presidente Javier Milei (Partido Libertário) descreveu o resultado como “mais um passo para nossa região em defesa da vida, da liberdade e da propriedade privada”.

No mesmo dia, Jeannette Jara reconheceu a derrota e declarou ter telefonado para Kast: “A democracia falou forte e claro. Acabo de conversar com o presidente eleito, a quem desejei sucesso, pelo bem do Chile”.

O pleito chileno foi realizado com cédulas de papel depositadas em urnas plásticas transparentes. A contagem ocorre publicamente, com a leitura dos votos em voz alta e registro em ata oficial. Desde 2023, o voto é obrigatório para todos os cidadãos com 18 anos ou mais.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *