','

'); } ?>

Lula critica política externa dos EUA na ONU, e Trump sugere negociar tarifas sobre produtos brasileiros

Publicidade

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou o discurso de abertura da 79ª Assembleia Geral das Nações Unidas, em 23 de setembro de 2025, para confrontar a política externa dos Estados Unidos em temas como conflito Israel-Gaza, clima, sanções unilaterais e guerra na Ucrânia.

Minutos depois, no mesmo plenário em Nova York, o presidente norte-americano Donald Trump respondeu aos posicionamentos de Lula e citou decisões do Judiciário brasileiro que, segundo ele, afetariam a soberania dos Estados Unidos.

Publicidade

Encontro breve nos bastidores

Apesar da troca de críticas, Lula e Trump tiveram um rápido encontro nos corredores da ONU. De acordo com assessores de ambos os governos, os dois concordaram em marcar uma reunião formal para discutir o “tarifácio” aplicado recentemente por Washington sobre exportações brasileiras.

Tensão diplomática

Analistas ouvidos por um podcast da Gazeta do Povo destacaram a rigidez do tom adotado pelo presidente brasileiro, que rebateu a política externa norte-americana em “quase todos os pontos sensíveis”. No lado americano, Trump reforçou preocupações com decisões judiciais no Brasil que, segundo ele, impactam interesses dos Estados Unidos.

Especialistas observam que, diante dos discursos contundentes, será difícil encontrar terreno comum na conversa bilateral prevista para tratar das tarifas.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *