Home / Pelo Mundo / Lula chama governador Tarcísio de “serviçal de Bolsonaro” e promete barrar anistia de 8 de Janeiro

Lula chama governador Tarcísio de “serviçal de Bolsonaro” e promete barrar anistia de 8 de Janeiro

Spread the love

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), “não passa de um serviçal do Bolsonaro” e que lhe falta personalidade política própria. A declaração foi dada em entrevista exibida pela TV Band na noite de quinta-feira (11).

As críticas acontecem em meio ao embate entre o Palácio do Planalto e governadores que defendem a votação, na Câmara dos Deputados, do projeto de lei que concede anistia aos condenados pelos atos de 8 de janeiro de 2023. Tarcísio é um dos principais articuladores desse movimento.

Disputa eleitoral de 2026

Considerado o nome mais competitivo da direita para a eleição presidencial de 2026, o governador paulista tem sido citado nos bastidores por Lula como provável adversário. Questionado sobre a reeleição, o presidente disse que só decidirá depois de avaliar sua saúde — terá 80 anos no próximo pleito —, mas declarou que, “se depender dele”, a extrema-direita “jamais voltará a governar o país”.

Reunião e bastidores

Lula relatou ter convidado Tarcísio para almoçar no Palácio da Alvorada. Segundo o petista, o governador mantém um tom cordial em conversas privadas, mas “fala mal” do presidente nos bastidores. “Ele faz o que Bolsonaro quer”, reforçou.

Críticas ao discurso em ato pró-anistia

O presidente também condenou a fala de Tarcísio em manifestação realizada em São Paulo no último fim de semana, quando o governador defendeu anistia a Jair Bolsonaro (PL). Lula mencionou ainda uma “bronca” direcionada a Tarcísio pelo pastor Silas Malafaia durante o evento.

Governo contra a anistia

Na entrevista, o chefe do Executivo afirmou que sua administração atuará para impedir a aprovação da anistia aos envolvidos nos ataques às sedes dos Três Poderes. “Todo bandido vai dizer que é inocente. Quem quer provar, precisa mostrar que não cometeu o crime”, disse.

Apesar das críticas, Lula evitou confirmar publicamente que Tarcísio será seu opositor direto em 2026. “Todos os partidos ainda vão definir seus candidatos”, observou.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *