Home / Pelo Mundo / Lula confirma neutralidade do Brasil na crise entre Estados Unidos e Venezuela

Lula confirma neutralidade do Brasil na crise entre Estados Unidos e Venezuela

Spread the love

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou nesta sexta-feira, 5 de setembro de 2025, que o Brasil não assumirá posição a favor de qualquer dos lados na crescente tensão entre Estados Unidos e Venezuela. A afirmação foi feita em entrevista ao SBT.

“O Brasil vai ficar do lado da paz”, afirmou o chefe do Executivo, lembrando que o país não possui contenciosos internacionais e defende a solução pacífica de conflitos. Segundo Lula, guerras resultam apenas em mortes e empobrecimento.

Tensões em alta

O atrito entre Washington e Caracas voltou a se intensificar nos últimos dias. De um lado, o presidente norte-americano Donald Trump elevou para US$ 50 milhões a recompensa por informações que levem à captura ou condenação de Nicolás Maduro, acusado pelo governo dos EUA de comandar uma rede de narcotráfico. Do outro, o líder venezuelano rejeita as acusações e denuncia pressões externas.

Além disso, autoridades dos Estados Unidos anunciaram o envio de caças F-35 a Porto Rico para operações no Caribe, enquanto Trump advertiu que abateria aeronaves venezuelanas consideradas ameaça. Grupos de esquerda no Brasil convocaram ato em São Paulo em defesa do governo Maduro.

Defesa do diálogo

Lula ressaltou que, diante de divergências entre nações, “não há nada melhor e mais barato do que sentar à mesa e conversar”. Ele reiterou que o objetivo brasileiro é estimular o entendimento e evitar envolvimento em disputas externas.

Até o momento, não existe previsão de alteração na política externa do Itamaraty em relação ao impasse. O Ministério das Relações Exteriores mantém contatos diplomáticos regulares com Washington e Caracas.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *