O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegou a Belém (PA) no fim de semana e ficará acomodado em um barco-hotel durante a preparação para a COP 30. A embarcação escolhida é o modelo “Iana 3”, com capacidade para mais de 30 pessoas, alugado pela empresa Icotur Transporte e Turismo.
De acordo com a rádio CBN, a Presidência da República optou pelo arrendamento do barco após Lula dispensar uma embarcação oferecida pela Marinha. Segundo o Palácio do Planalto, a decisão levou em conta requisitos de segurança e conforto para o chefe do Executivo.
A diária de um barco do porte do “Iana 3” varia entre R$ 5 mil e R$ 10 mil. A embarcação dispõe de várias suítes, sala de jantar, bar, cozinha completa e sala de jogos. Além do presidente, permanecerão a bordo a primeira-dama, Janja da Silva, e assessores.
A Secretaria de Comunicação da Presidência (Secom) foi questionada pela CBN sobre o valor total que será pago pelo período de hospedagem — estimado em pouco mais de uma semana —, mas não informou os custos.
Imagem: Ricardo Stuckert
No início de outubro, diante da dificuldade de hospedagem em Belém para a conferência de 2025, Lula declarou que o evento “não será a COP do luxo”.
Com informações de Gazeta do Povo

