','

'); } ?>

Lula diz ter “frase mal colocada” após declarar que traficantes são vítimas de usuários

Publicidade

Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou atrás nesta sexta-feira (24) e afirmou ter usado uma “frase mal colocada” ao dizer que “os usuários são responsáveis pelos traficantes, que são vítimas dos usuários também”. A declaração inicial foi feita na quinta-feira (23), durante agenda oficial na Indonésia.

Em postagem nas redes sociais, Lula ressaltou que seu “posicionamento é muito claro contra os traficantes e o crime organizado” e argumentou que “mais importante do que as palavras são as ações que o meu governo vem realizando”. Como exemplo, citou a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) da Segurança Pública, criticada por governadores por centralizar na União a coordenação do combate ao crime.

Publicidade

Repercussão e tentativa de contenção

O ministro da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Sidônio Palmeira, afirmou ao jornal O Globo que o presidente “se atrapalhou na forma de falar” e que Lula não vê traficantes como vítimas. “Foi uma palavra mal colocada”, disse o ministro, ressaltando que “todo mundo tem responsabilidade” no enfrentamento às drogas.

A Secom atua para conter o desgaste no momento em que pesquisas mostram melhora na avaliação do governo. Levantamento AtlasIntel/Bloomberg divulgado mais cedo indica que Lula venceria a eleição presidencial de 2026 em todos os cenários testados, com índice de aprovação positivo numericamente superior ao negativo.

Declarações na Indonésia

Na Indonésia, Lula também comentou operação dos Estados Unidos no Caribe que resultou na explosão de uma embarcação supostamente carregada de drogas. Ele defendeu a prisão e o julgamento dos suspeitos, afirmando que o atual modelo de combate ao narcotráfico cria “uma batalha do bem contra o mal”. Em novo posicionamento, ressaltou: “Continuaremos firmes no enfrentamento ao tráfico de drogas e ao crime organizado”.

Críticas anteriores

Mesmo antes do episódio, o presidente vinha sendo criticado pelo alinhamento com a Venezuela, classificada por Washington como narcoestado. O PT divulgou nota em defesa do governo Nicolás Maduro contra alegada interferência dos Estados Unidos, e o Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) anunciou o envio de militantes à Venezuela para, segundo o grupo, auxiliar em eventual confronto com forças americanas.

Rumo a 2026

Nesta quinta-feira (24), Lula confirmou que disputará a reeleição em 2026. “Vou completar 80 anos. Estou com a mesma energia de quando tinha 30”, afirmou. Caso vença, será o quarto mandato do petista; o atual termina no fim de 2026.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *