São José do Xingu (MT) – O cacique Raoni Metuktire recebeu, na quarta-feira (20), um exemplar do livro Mosaicos de Áreas Protegidas na Amazônia, escrito pelo desembargador Marco Villas Boas, diretor-geral da Escola Superior da Magistratura Tocantinense (Esmat).
A entrega foi feita pelo procurador federal Lusmar Soares na Aldeia Piaraçu, onde o líder indígena da etnia Kayapó passa por tratamento de saúde acompanhado por pajés.
Na obra, resultado de pesquisa de doutorado na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Villas Boas apresenta o conceito de “Mosaico Etnoambiental” e analisa a experiência do Mosaico Gurupi, no Maranhão, destacando a colaboração entre comunidades indígenas e órgãos públicos e privados na gestão ambiental.
Raoni manifestou apoio à inclusão de Terras Indígenas nos mosaicos de proteção e, em retribuição, enviou ao magistrado um exemplar do livro Raoni – Memórias do Cacique, que será entregue pelo procurador.
Imagem: Atitude Tocantins
O objetivo da publicação é estimular debates sobre estratégias de conservação e manejo sustentável na Amazônia, ressaltando o protagonismo das populações tradicionais.
Com informações de Atitude TO

