Home / Notícias / Lideranças do Tocantins discutem com Ministério da Agricultura ações para resguardar exportação de carne diante de tarifa dos EUA

Lideranças do Tocantins discutem com Ministério da Agricultura ações para resguardar exportação de carne diante de tarifa dos EUA

Spread the love

O vice-presidente do Senado e presidente do PL Tocantins, Eduardo Gomes, e o governador Wanderlei Barbosa reuniram-se nesta quarta-feira, 6, em Brasília, com o ministro da Agricultura e Pecuária, Carlos Fávaro, para tratar de medidas que assegurem a competitividade da carne bovina tocantinense no mercado externo.

O encontro foi motivado pelo aumento tarifário de 50% imposto pelos Estados Unidos sobre diversos produtos brasileiros, entre eles a carne. A elevação, já em vigor por determinação do presidente norte-americano Donald Trump, afeta também frutas, têxteis, móveis e calçados.

Segundo a Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes (Abiec), o novo percentual pode gerar perda de até US$ 1 bilhão nas vendas de carne bovina ao mercado norte-americano. A Amcham Brasil calcula que cerca de 10 mil empresas brasileiras possam sentir o impacto, com risco a mais de 3 milhões de empregos.

Autoridades presentes

Além de Gomes e Barbosa, participaram da audiência o presidente da Assembleia Legislativa do Tocantins, deputado Amélio Cayres; o deputado federal Alexandre Guimarães; o deputado estadual Luciano Oliveira; os secretários estaduais Jaime Café (Agricultura e Pecuária) e Carlos Humberto Lima (Indústria, Comércio e Serviços); e o presidente da Cooperfrigu e do Sindicarnes, Oswaldo Stival Júnior.

Declarações

Eduardo Gomes afirmou que a iniciativa demonstra a preocupação do Estado com o setor produtivo. “Todos nós, sob a coordenação do governador Wanderlei, debatemos com serenidade e antecedência a situação da exportação e das plantas de carne do Tocantins. O Estado não terá prejuízos, porque novos mercados já estão sendo buscados”, disse.

Wanderlei Barbosa destacou que a audiência foi “importante para a economia do Tocantins e do Brasil” e acrescentou ter saído confiante “com o compromisso do ministério de apoiar o Estado neste momento delicado”.

Lideranças do Tocantins discutem com Ministério da Agricultura ações para resguardar exportação de carne diante de tarifa dos EUA - Imagem do artigo original

Imagem: vozdobico.com.br

Carlos Fávaro garantiu que o governo federal está acelerando a abertura de novos mercados para os produtos brasileiros e prometeu manter diálogo constante com as unidades federativas mais prejudicadas pelo aumento tarifário.

As lideranças tocantinenses pretendem continuar acompanhando as negociações internacionais e apresentar alternativas que minimizem possíveis perdas para o setor frigorífico estadual.

Com informações de Voz do Bico

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *