Brasília, 19 de setembro de 2025 – A ex-senadora Kátia Abreu usou as redes sociais para atacar o deputado federal Eli Borges (PL) depois que a Câmara aprovou a chamada PEC da Blindagem. “Deputado, você não tem vergonha de mentir descaradamente aos fiéis de sua igreja? Você é cínico e covarde e ainda usa o nome de Deus em vão. O fogo do inferno te espera”, escreveu.
A proposta de emenda à Constituição condiciona a abertura de ações penais contra parlamentares à autorização prévia do Congresso. Entidades de controle e especialistas em combate à corrupção apontam risco de aumento da impunidade, sobretudo em casos ligados ao uso de emendas.
Eli Borges justificou seu voto afirmando que o texto “protege o mandato de interferências do Judiciário e de perseguições políticas”, sem criar imunidade para crimes. Para opositores, a medida representa retrocesso na transparência e na responsabilização de deputados e senadores.
Com a aprovação na Câmara, o debate ganhou novos contornos. De um lado, parlamentares e organizações cobram igualdade perante a lei; de outro, defensores da PEC alegam necessidade de resguardar a independência dos Poderes. A proposta segue agora para as próximas etapas de tramitação constitucional.
Imagem: Folha do Bico
Com informações de Folha do Bico







