A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Tocantins anulou a sentença que havia condenado o ex-deputado estadual e ex-vereador de Augustinópolis Alexandre Filho a 30 anos e 11 meses de prisão em regime fechado por homicídio qualificado, nas formas tentada e consumada.
A decisão foi publicada na quinta-feira, 25 de setembro de 2025, em resposta a recurso de apelação apresentado pela defesa. O colegiado reconheceu vícios no julgamento realizado em março deste ano e determinou que o ex-parlamentar seja submetido a novo julgamento pelo Tribunal do Júri.
Na condenação anulada, Alexandre Filho também havia sido sentenciado ao pagamento de indenizações que totalizavam R$ 600 mil. As acusações envolvem tentativa de homicídio contra a ex-esposa, Maria das Graças Vogado da Silva, e contra Marcus Antônio Rodrigues de Melo, além de um homicídio consumado.
Com a anulação, o ex-deputado, preso desde março, foi colocado em liberdade até que a Justiça defina a data do novo júri popular.
Imagem: Folha do Bico
O caso segue chamando atenção no cenário político e jurídico do Tocantins por envolver um ex-parlamentar que ocupou cargos de destaque no Estado.
Com informações de Folha do Bico







