Um vídeo obtido pela reportagem registra o momento em que Roberto Farias Thomaz, 19 anos, chega ao hospital depois de permanecer cinco dias desaparecido no Pico Paraná, ponto mais alto da Região Sul, com 1.877 metros de altitude. O jovem foi encontrado com vida na manhã desta segunda-feira (5/1).
Nas imagens, Roberto aparece deitado em uma maca, sendo retirado de uma ambulância por bombeiros. Ele veste calça jeans e camiseta e, à primeira vista, não apresenta ferimentos graves.
Como foi localizado
De acordo com o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, coronel Antônio Hiller, o rapaz saiu da mata e chegou a uma central geradora hidrelétrica (CGH) instalada em uma fazenda no Vale do Cacatu, em Antonina (PR), região que integra as montanhas do Pico Paraná. Equipes de resgate já pernoitavam na área e desciam o vale exatamente em direção à CGH.
“Roberto estava um pouco à frente das nossas equipes. Se não tivesse se deslocado, seria localizado nas próximas horas”, explicou o coronel.
Desaparecimento
O estudante havia sumido na manhã de quinta-feira (1º/1), quando se separou do grupo durante a descida da trilha. Desde então, bombeiros realizaram buscas terrestres e aéreas numa área considerada de alta complexidade, composta por mata densa, trechos íngremes, penhascos, escadarias de pedra e grampos metálicos, além de mudanças bruscas de clima.
Imagem: Internet
Para facilitar o trabalho de resgate e evitar novos incidentes, o Instituto Água e Terra (IAT) decidiu restringir temporariamente o acesso ao Parque Estadual Pico Paraná. A Polícia Civil abriu investigação para esclarecer as circunstâncias do desaparecimento.
Com informações de Metrópoles

