Os suplentes Missionário José Olímpio (PL-SP) e Dr. Flávio (PL-RJ) devem tomar posse nos próximos dias nos mandatos de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) e Alexandre Ramagem (PL-RJ), respectivamente. A substituição ocorre após a Mesa Diretora da Câmara dos Deputados cassar os titulares na quinta-feira, 18 de dezembro de 2025.
José Olímpio retorna à vaga de Eduardo Bolsonaro
Formado em Direito e ligado à Igreja Mundial do Poder de Deus, José Olímpio já havia ocupado a cadeira de Eduardo Bolsonaro entre março e julho deste ano, período em que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro ficou licenciado por 120 dias nos Estados Unidos. Quando a licença terminou, em 20 de julho, as ausências de Eduardo passaram a ser contadas.
Segundo o portal da Câmara, o deputado somou 59 faltas em 2025, ultrapassando o limite de um terço das sessões previsto na legislação para perda de mandato. Olímpio foi deputado federal de 2011 a 2015 e declara, nas redes sociais, que defende a família e valores cristãos.
Dr. Flávio ocupará a cadeira de Alexandre Ramagem
Médico, Flávio Campos Ferreira atua desde 2023 como secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Rio de Janeiro. O suplente afirmou ao jornal O Globo que pretende pedir exoneração para voltar a Brasília. “Vou assumir porque sou o primeiro da fila, mas com o coração na mão. Gosto muito da Secretaria da Agricultura”, declarou.
Entre maio e setembro de 2024, Dr. Flávio esteve na Câmara durante a campanha de Carlos Jordy à prefeitura de Niterói. Natural do interior de Minas Gerais e graduado pela Universidade Iguaçu, ele foi prefeito de Paracambi, secretário de Saúde em Queimados e secretário de Governo ao lado da esposa, Lucimar, ex-prefeita de Paracambi. Na eleição de 2022, obteve 46.636 votos para deputado federal, tornando-se primeiro suplente do PL fluminense.
Imagem: Beto Barata
Motivos das cassações
Eduardo Bolsonaro perdeu o mandato por excesso de faltas. Já Alexandre Ramagem foi cassado após decisão do Supremo Tribunal Federal, que o condenou a 16 anos de prisão por suposta tentativa de golpe de Estado. Ramagem deixou o país e é considerado foragido pela Justiça brasileira.
Com as mudanças, José Olímpio e Dr. Flávio devem ocupar as cadeiras assim que a Câmara oficializar a posse.
Com informações de Gazeta do Povo

