A Joby Aviation anunciou um acordo com a L3Harris Technologies para desenvolver uma nova aeronave de decolagem e pouso vertical (VTOL) com propulsão híbrida a turbina a gás e capacidade de voo autônomo, direcionada a missões militares dos Estados Unidos.
Reconhecida por seus táxis aéreos elétricos urbanos, a Joby pretende usar a parceria para ampliar sua presença no mercado de defesa, com foco em operações logísticas, guerra eletrônica e sistemas de defesa contra drones (C-UAS).
Base no modelo S4
O projeto tomará como ponto de partida a plataforma S4, originalmente 100% elétrica. Em demonstrações recentes, uma versão híbrida hidrogênio-elétrica desse modelo alcançou 835 km de alcance — mais que o dobro da autonomia do S4 totalmente elétrico — desempenho alinhado às necessidades do Departamento de Defesa dos EUA (DoD), parceiro histórico da Joby há quase uma década.
Calendário de testes
A previsão é iniciar os testes de voo do protótipo híbrido ainda em 2025, com demonstrações operacionais programadas para 2026. Segundo a Joby, o maior alcance e a possibilidade de “missionização” — adaptação rápida a diferentes missões — são fatores essenciais para competir por contratos militares futuros.
Papel da L3Harris
Especialista em sensores, comunicações e sistemas autônomos, a L3Harris será responsável por integrar tecnologias que permitam operações com ou sem piloto. O objetivo do consórcio é acelerar o desenvolvimento da aeronave e atender rapidamente a demandas de logística em áreas contestadas, defesa aérea e outras aplicações estratégicas.

Imagem: Joby Aviation via olhardigital.com.br
Por enquanto, o acordo é exploratório, mas as empresas esperam que a colaboração resulte em contratos formais com o DoD nos próximos anos.
Com informações de Olhar Digital