Seul (Coreia do Sul), 18 de fevereiro de 2026 – A primeira-dama Rosângela Lula da Silva, a Janja, desembarcou na capital sul-coreana nesta quarta-feira (18) à frente da equipe precursora da Presidência da República, enquanto o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) permanece em Nova Délhi, na Índia.
Segundo apuração do portal Metrópoles, Janja deverá se encontrar com a primeira-dama sul-coreana, Kim Hea Kyung, e com brasileiros que residem no país asiático. A agenda completa será divulgada pelo Palácio do Planalto em seu site e nas redes sociais oficiais.
No último dia 9, em São Paulo, a socióloga participou de reunião com representantes da Associação Brasileira dos Coreanos e do Consulado Geral da Coreia. Na ocasião, recebeu de presente um Hanbok, traje tradicional sul-coreano, e agradeceu a homenagem. “Seguiremos em breve para a Coreia do Sul para fortalecer laços diplomáticos, culturais e econômicos entre nossos países”, afirmou na época.
Compromissos de Lula
O chefe do Executivo participa, nos dias 19 e 20, da cúpula global sobre inteligência artificial em Nova Délhi. A viagem a Seul está marcada para domingo (22), acompanhado de uma comitiva composta por 10 ministros e 315 empresários. Na Coreia do Sul, o governo brasileiro pretende ampliar a cooperação bilateral.
Viagens anteriores da primeira-dama
Embora não ocupe cargo oficial, Janja tem representado o Brasil em eventos internacionais e, em algumas ocasiões, viaja antes da delegação presidencial. Foi o que ocorreu em visita à Rússia, a convite do presidente Vladimir Putin.
Em maio de 2025, Lula saiu em defesa da esposa após relatos de desconforto em jantar com o presidente chinês Xi Jinping, quando ela comentou que o algoritmo do TikTok favoreceria conteúdos da direita. O casal negou qualquer constrangimento, e Janja atribuiu as críticas recebidas ao machismo e à misoginia.
Em outubro do ano passado, o Decreto nº 12.604 alterou a estrutura administrativa da Presidência e determinou que o Gabinete Pessoal do Presidente também dê suporte à primeira-dama.
Com informações de Gazeta do Povo

