Home / Pelo Mundo / Incêndio interrompe COP 30 em Belém; pavilhão é evacuado e três pessoas são hospitalizadas

Incêndio interrompe COP 30 em Belém; pavilhão é evacuado e três pessoas são hospitalizadas

Publicidade
Spread the love

Belém (PA) – Um incêndio atingiu, na tarde desta quinta-feira (20), a chamada “Zona Azul” da 30ª Conferência do Clima da ONU (COP 30), levando à evacuação imediata do pavilhão onde estavam delegações de vários países. O episódio ocorreu por volta das 14h, no penúltimo dia do evento.

Segundo a organização, três participantes foram encaminhados a hospitais e outras 13 pessoas receberam atendimento por inalação de fumaça. A fumaça escura pôde ser vista sobre a capital paraense, onde a COP 30 foi montada em estruturas temporárias de lona, plástico, tecido e madeira.

Publicidade

Correria e interrupção das negociações

Debates diplomáticos foram suspensos e toda a área de pavilhões foi isolada. Participantes relataram ausência de alarme sonoro; seguranças da ONU avisaram sobre o fogo em português, o que gerou dificuldades de compreensão entre estrangeiros. O corte de energia e o tumulto interromperam as atividades restantes do dia.

Autoridades se manifestam

A ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, estava em uma conferência no momento do incidente e deixou o local sem ferimentos. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva não se encontrava em Belém; ele avalia adiar viagem ao G20, na África do Sul, segundo a CNN Brasil.

O ministro do Turismo, Celso Sabino, disse que o fogo começou “próximo ao estande da China” e foi controlado rapidamente pelo Corpo de Bombeiros. “Esse princípio de incêndio poderia ocorrer em qualquer lugar do planeta”, afirmou, acrescentando que os materiais utilizados nos pavilhões são antichamas.

Investigação sobre a causa

A área afetada, inicialmente administrada pela ONU, voltou a ficar sob responsabilidade do governo brasileiro para investigação. Sabino sugeriu que um telefone celular teria provocado o fogo, mas não apresentou detalhes. Imagens divulgadas mais tarde mostraram uma extensão elétrica queimada com vários fios conectados.

O jornal Estado de S.Paulo informou que a ONU enviou carta prévia ao governo alertando para riscos elétricos após infiltrações de água em dias de chuva forte.

Repercussão internacional

Veículos como BBC, New York Times e The Telegraph destacaram o incêndio e o classificaram como mais um episódio de “caos” na conferência. Anteriormente, o encontro já enfrentara críticas por preços de hospedagem, falta de alimentação adequada e problemas de infraestrutura.

Com o incidente, as discussões finais sobre metas de redução de emissões, abandono de combustíveis fósseis e fim do desmatamento podem ser adiadas.

Com informações de Gazeta do Povo

Publicidade

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *