A Comarca de Gurupi, no sul do Tocantins, recebe nesta segunda-feira (15/9), às 15h30, o novo Fórum Juiz Amilton José de Almeida, obra aguardada pela população há mais de quatro décadas.
A cerimônia de inauguração contará com a presença da presidente do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJTO), desembargadora Maysa Vendramini Rosal, além de autoridades locais e representantes da sociedade.
Estrutura modernizada
Com 8 mil metros quadrados de área construída e investimento de R$ 45 milhões, o prédio foi erguido no Centro Administrativo de Gurupi, Loteamento Park Filó Moreira. O espaço reúne:
- 15 gabinetes;
- 18 varas judiciais;
- Salão do Tribunal do Júri para 154 pessoas;
- Estacionamento com 98 vagas para carros, 22 para motocicletas, 20 para bicicletas, quatro para pessoas com deficiência, 21 para juízes e uma exclusiva para magistrado PCD.
O projeto inclui painéis de energia fotovoltaica, sistema de captação e reaproveitamento da água da chuva e adaptações de acessibilidade universal.
Compromisso com a região
A presidente do TJTO ressaltou que a nova sede representa “respeito, eficiência e acolhimento” para a população de Gurupi e dos distritos judiciais de Aliança do Tocantins, Cariri do Tocantins, Crixás do Tocantins, Dueré, Figueirópolis e Sucupira.
Imagem: Atitude Tocantins
Diretora do Fórum, a juíza Edilene Pereira de Amorim Alfaix Natário celebrou o fim da utilização do antigo prédio, inaugurado em 1983, quando Gurupi ainda pertencia ao estado de Goiás: “Gurupi merecia um espaço digno, que atenda às normas de acessibilidade e ofereça conforto a trabalhadores e cidadãos”.
Terceira maior comarca do Tocantins, Gurupi passa a dispor, a partir de hoje, de uma estrutura projetada para acompanhar a crescente demanda judicial da região.
Com informações de atitudeto.com.br

