Home / Pelo Mundo / Governador Ibaneis Rocha diz que STF “condena e humilha” réus em suas decisões

Governador Ibaneis Rocha diz que STF “condena e humilha” réus em suas decisões

Spread the love

Washington (EUA) – O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB-DF), afirmou que o Supremo Tribunal Federal (STF) passou a adotar uma postura de “humilhação” contra os réus, além de simplesmente julgá-los. A declaração foi dada na segunda-feira (8) durante encontro internacional do Grupo de Líderes Empresariais (Lide), realizado na capital norte-americana.

“Hoje não basta condenar; a visão do Supremo é condenar e humilhar também”, disse o governador, lembrando que, em sua opinião, a Corte antes se limitava a apontar se algo era ou não constitucional. Ele citou ainda a anulação das condenações do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva como um movimento que visava “buscar um candidato que pudesse competir com Bolsonaro”.

Ibaneis defendeu a discussão de um projeto amplo de anistia que inclua o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e outras pessoas investigadas após os desdobramentos eleitorais e atos de 2023. Para o governador, a Lei da Anistia de 1979 foi essencial para pacificar o país e poderia servir de exemplo para o atual momento político.

O chefe do Executivo do DF também declarou apoio a uma eventual candidatura do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), à Presidência da República em 2026. Segundo Ibaneis, Tarcísio acumula experiência na administração pública em diferentes governos e saberá “dialogar com todas as instituições” no momento oportuno.

O encontro do Lide reuniu empresários e autoridades para discutir perspectivas econômicas e políticas do Brasil, terminando nesta semana em Washington.

Com informações de Gazeta do Povo

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *