Home / Tocantins / Homem recebe 73 anos de prisão por matar esposa e esfaquear filhos em Praia Norte

Homem recebe 73 anos de prisão por matar esposa e esfaquear filhos em Praia Norte

Spread the love

O Tribunal do Júri da Comarca de Augustinópolis condenou, nesta terça-feira (19), Francisco Monteiro da Silva, 40 anos, a 73 anos e 4 meses de reclusão em regime fechado pelo assassinato da esposa e pela tentativa de homicídio de dois filhos, crimes cometidos em 4 de fevereiro de 2024, em Praia Norte, região do Bico do Papagaio.

O conselho de sentença reconheceu três qualificadoras no homicídio de Regilane Soares dos Santos, 39 anos: motivo fútil, meio cruel e feminicídio, além do aumento de pena por ter ocorrido na presença de descendente. No caso dos filhos — uma adolescente de 15 anos e um enteado de 19 —, os jurados confirmaram a tentativa de homicídio, com uso de recurso que impossibilitou defesa e, para a filha, a qualificadora de feminicídio.

Segundo o processo, Silva ingeriu bebida alcoólica antes de esfaquear os jovens que tentaram conter a discussão familiar. Em seguida, perseguiu a esposa, que carregava um bebê, e desferiu diversas facadas após questionar a paternidade de um dos filhos. Os adolescentes sobreviveram após serem socorridos; o bebê passou a viver com a irmã mais velha.

Ao fixar a pena, o juiz Alan Ide Ribeiro da Silva estabeleceu 40 anos pelo homicídio da esposa, 20 anos pela tentativa contra a filha e 13 anos e 4 meses pela tentativa contra o filho. O magistrado considerou agravantes como motivo fútil, meio cruel, crime contra cônjuge e contexto de violência doméstica, além de destacar a conduta violenta do réu e o fato de ele estar embriagado e drogado durante o ataque.

A execução da pena foi determinada imediatamente, e a prisão preventiva mantida para garantir a ordem pública e a aplicação da lei, pois o réu fugiu após o crime. Cabe recurso ao Tribunal de Justiça, mas Francisco Monteiro da Silva permanecerá preso enquanto o processo tramita.

Com informações de Folha do Bico

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *