O deputado federal Helio Lopes (PL-RJ) confirmou nesta quinta-feira, 19 de fevereiro, que pretende disputar a indicação da Câmara dos Deputados para o Tribunal de Contas da União (TCU). Segundo o parlamentar, a iniciativa conta com o respaldo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem visitou na prisão no início do mês.
Em publicação nas redes sociais, Lopes afirmou já ter conversado com diversas lideranças partidárias e disse contar, até o momento, com cerca de 80 votos. Ele anunciou que continuará buscando apoio entre os colegas para viabilizar a candidatura.
Obstáculos internos
A movimentação do deputado esbarra em acordo prévio firmado pela cúpula da Câmara, que trabalha para indicar Odair Cunha (PT-MG) à vaga. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL), e o líder do Republicanos, Hugo Motta (PB), têm conduzido a articulação em torno do nome petista.
O descontentamento de algumas bancadas, porém, abriu espaço para candidatos alternativos. O PSD lançou o deputado Hugo Leal (RJ), enquanto o União Brasil discute os nomes de Elmar Nascimento (BA) e Danilo Forte (CE).
Atribuições do TCU
Órgão auxiliar do Congresso Nacional, o TCU é responsável por auditar e fiscalizar as contas públicas. A Corte ganhou projeção recente por analisar o processo de liquidação do Banco Master pelo Banco Central.
Posicionamento do deputado
Sem mencionar diretamente a controvérsia bancária, Helio Lopes declarou que “o momento exige responsabilidade, equilíbrio e compromisso com a Constituição”. Ele ressaltou que pretende apresentar sua trajetória e propostas para “fortalecer o controle no Brasil”.
Histórico de Helio Lopes
Ex-militar, Lopes cumpre o segundo mandato consecutivo na Câmara e é conhecido pela proximidade com a família Bolsonaro. Após a prisão domiciliar do ex-presidente, o deputado montou um acampamento na Praça dos Três Poderes, em Brasília, que foi desmobilizado por decisão judicial. Desde então, organiza vigílias na entrada do condomínio onde Bolsonaro morava.
Apesar do aval do ex-chefe do Executivo, a bancada do PL ainda irá deliberar se endossará oficialmente a candidatura de Helio Lopes ao TCU.
Com informações de Metrópoles

