A Prefeitura de Gurupi confirmou, na última segunda-feira, 15, a entrada do município no Plano Nacional de Cuidados Brasil que Cuida, durante solenidade realizada em Brasília (DF).
A secretária municipal da Mulher e Cidadania, Cristina Donato, representou a cidade na instalação do Comitê Estratégico e Gestor do Plano e na abertura do processo de adesão de estados e municípios à iniciativa do Governo Federal.
O evento contou com a presença do ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias; da ministra das Mulheres, Márcia Lopes; e da secretária-executiva do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, Janine Mello, além de secretários nacionais, gestores públicos e representantes da sociedade civil.
Ao comentar a assinatura, Cristina Donato afirmou que o compromisso de Gurupi com o cuidado integral “fortalece ações que promovem dignidade, inclusão e justiça social”.
Em vídeo gravado durante a cerimônia, Wellington Dias destacou que Gurupi está “entre os primeiros municípios do país” a aderir ao plano, citando projetos como as Cuidotecas e outras políticas estruturantes.
Sobre o plano
O Plano Nacional de Cuidados Brasil que Cuida prevê investimento de R$ 25 bilhões até 2027 e engloba 79 ações distribuídas em cinco eixos, que abrangem desde a garantia de direitos de quem precisa de cuidados e de quem cuida até a valorização do trabalho, além da criação de uma governança integrada.
Imagem: Atitude Tocantins
Entre as iniciativas estão a implantação de Cuidotecas, capacitação de profissionais, lavanderias públicas, ampliação de vagas em creches e ações conjuntas entre o Sistema Único de Saúde (SUS) e o Sistema Único de Assistência Social (SUAS).
Com a adesão, Gurupi passa a integrar oficialmente a estratégia nacional e poderá acessar recursos e programas voltados ao fortalecimento das políticas de cuidado no município.
Com informações de Atitude To

