','

'); } ?>

Governo do Tocantins avalia PPP para retomar Prodoeste e expandir áreas de irrigação

Publicidade

Palmas (TO) – O governador Laurez Moreira reuniu-se na quinta-feira, 6, com equipes técnicas das Secretarias de Estado das Cidades, Habitação e Desenvolvimento Regional (Secihd) e de Parcerias e Investimentos (SPI) para discutir a retomada de projetos de irrigação no sudoeste do Tocantins, entre eles o Projeto Rio Formoso e o Programa de Desenvolvimento da Região Sudoeste (Prodoeste).

O encontro ocorreu no Palácio Araguaia Governador José Wilson Siqueira Campos. Moreira pediu às pastas que iniciem estudos para estruturar uma Parceria Público-Privada (PPP) destinada às obras de irrigação da região.

Publicidade

Projetos em pauta

Projeto Rio Formoso: concentra culturas de arroz irrigado e soja para semente em mais de 27 mil hectares.
Prodoeste: lançado em 2012, tem como obra inicial a barragem P8, no município de Pium, prevista para ampliar a produção agrícola em mais de 50 mil hectares, contemplando arroz irrigado, soja para sementes, milho, feijão e melancia.

Objetivos do governo

Ao solicitar a modelagem da PPP, o governador afirmou que o Tocantins “possui grande potencial na área de irrigação” e que a parceria com o setor privado “é o melhor caminho para garantir a continuidade das ações”. A meta, segundo ele, é transformar o estado em um dos maiores produtores de arroz do país, apoiado em iniciativas já em curso, como a recuperação da barragem Taboca 1, no Projeto Rio Formoso.

Próximos passos

O secretário de Parcerias e Investimentos, Odilon Júnior, informou que a SPI avaliará a viabilidade econômica do modelo, incluindo a construção de barragens que assegurem água o ano inteiro. “Nosso objetivo é estruturar um modelo eficiente que amplie a produção de alimentos, gere emprego e renda e impulsione o desenvolvimento econômico local”, declarou.

Pela Secihd, o titular Osires Damaso ressaltou que o Prodoeste “representa oportunidade de transformar a economia da região sudoeste, gerando emprego e renda de forma sustentável”. Ele garantiu empenho da secretaria na elaboração de estudos técnicos em parceria com a SPI e o setor produtivo.

Também participaram da reunião o superintendente de Infraestrutura Hídrica da Secihd, Marcus Carlos Costa Santos, e o diretor de Obras Hídricas da Secihd, João Carlos Farencena.

Com informações de Atitude TO

Publicidade

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *