O Tocantins registrou avanços significativos entre 2023 e 2025 graças a programas federais que impactaram diretamente emprego, saúde, educação e habitação. De acordo com dados divulgados pelo Governo Federal, 34,2 mil postos formais foram criados nesse período e 145 mil moradores deixaram a condição de pobreza no estado.
Alívio no Imposto de Renda
A partir de 2026, 98 mil contribuintes tocantinenses com renda mensal de até R$ 5 mil ficarão isentos do Imposto de Renda, medida que promete reforçar o orçamento das famílias.
Saúde
O quadro de profissionais do Mais Médicos dobrou no Tocantins, chegando a 268 médicos. Em 2025, o Farmácia Popular atendeu 74 mil pessoas, ampliando o acesso gratuito a medicamentos.
Educação
O programa Pé-de-Meia passou a beneficiar 42,2 mil adolescentes tocantinenses, oferecendo incentivo financeiro para que concluam o ensino médio.
Habitação
Cerca de 12 mil famílias do estado devem receber as chaves da casa própria até 2027 por meio do Minha Casa, Minha Vida.
Imagem: Vitor Vasccelos
Cenário nacional favorável
Os resultados locais acompanham um quadro positivo em todo o país. Em 2025, o Brasil saiu novamente do Mapa da Fome, registrou o menor desemprego em 13 anos e alcançou a menor taxa de pobreza de sua história. A ampliação da isenção do Imposto de Renda até R$ 5 mil, a abertura de mais de 500 mercados internacionais e o recorde de turistas estrangeiros também contribuíram para o crescimento econômico.
Na educação, cerca de 4 milhões de estudantes foram contemplados pelo Pé-de-Meia, enquanto o Sistema Único de Saúde (SUS) bateu recorde de cirurgias e expandiu a oferta de remédios gratuitos. Para detalhar esses avanços, o governo lançou uma cartilha com dados de cada estado, incluindo o Tocantins.
Com informações de Sou de Palmas

